(...) Além disso, um dos pontos principais do livro é que existem dois tipos de fraudes, que chamarei linear e exponencial.
Em uma fraude linear, o fraudador tira dinheiro do reservatório comum a uma taxa aproximadamente constante. Exemplos de fraudes lineares incluem cobrança excessiva de todos os tipos (taxas médicas, pagamentos de horas extras, trabalhos fantasmas, cobrança dupla, etc.).), juntamente com o outro lado disso, que não está pagando por coisas (desvio de impostos, despejo de resíduos tóxicos, etc.).). Uma fraude linear pode continuar indefinidamente, até você ser pego.
Em uma fraude exponencial, o fraudador precisa continuar roubando cada vez mais para permanecer solvente. Exemplos de fraudes exponenciais incluem esquemas de pirâmide (é claro), fraude de mineração, manipulações do mercado de ações e golpes de investimento de todos os tipos. Um exemplo familiar é Bernie Madoff, que levantou zilhões de pessoas prometendo retornos irrealistas sobre seu dinheiro, mas, como resultado, incorreu em muito mais zilhões de obrigações financeiras. O golpe era inerentemente insustentável. Da mesma forma com Theranos: quanto mais dinheiro eles levantavam de seus investidores, mais problemas estavam, já que eles nunca tiveram um produto. Com uma fraude exponencial, você precisa continuar expandindo seu círculo de otários - uma vez que isso pare, você estará pronto.(...)
Fonte: aqui. Foto: Bermix Studio
Nenhum comentário:
Postar um comentário