Páginas

19 julho 2023

Dinheiro acima do interesse da família: Czar russo e Rei George V

Para quem assistiu a última temporada do The Crown, a pergunta a seguir torna-se interessante. Em um dos episódios, o Czar está preso na Rússia, esperando a salvação que seria mandada pelo primo, então rei na Inglaterra. A ajuda não chega e o Czar e sua família são fuzilados pelos bolchevistas. A série indica que o rei não teve interesse. A pergunta do Quora mostra o interesse econômico:


Por que a família real britânica não permitiu a família do czar na Inglaterra?

O rei George V não permitiu que seu primo fosse para a Grã-Bretanha porque o czar mantinha todos os seus bens pessoais em bancos britânicos.

A noção nominal era que, com a morte do Czar, ele herdaria toda a sua riqueza pessoal. O que ele acabou fazendo.

É claro que George V teria que dividir com seu outro primo a herança, ou seja, o Kaiser Guilherme II. Mas o próprio Kaiser estava em terreno muito instável, tendo começado a Primeira Guerra Mundial, e sendo legalmente responsabilizado pelo massacre que se seguiu (38 milhões de mortos). (...)

As pessoas mal reconhecem o quão pobres os monarcas ingleses eram tradicionalmente. A menos que não pagassem seus banqueiros italianos ou se apropriassem da riqueza da Igreja, eles historicamente não tinham nenhuma fonte real de renda. (...)

Da mesma forma, quando o rei italiano foi deposto em 1946, após o fim da Guerra Civil Italiana, as autoridades britânicas mantiveram os bens pessoais do Príncipe de Saboia (Saboia é o sudeste da França) sob custódia real, e só os entregaram após uma batalha legal de 65 anos. Os termos do acordo final não foram publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário