Páginas

05 julho 2023

Clima e Zona climática ideal

As condições climáticas permitiram à humanidade florescer ao longo dos últimos milhares de anos. Após um período de temperaturas relativamente estáveis nos últimos 7.000 anos, o aquecimento global está agora interrompendo rapidamente o clima confiável que favoreceu o desenvolvimento da agricultura avançada, a construção de cidades e o progresso tecnológico.


Um estudo publicado na revista Nature Sustainability descreve duas consequências perigosas dessas mudanças rápidas. Primeiro, grandes populações estão vendo suas regiões de origem se deslocarem para fora da chamada "zona climática" ideal para a vida humana. Segundo, os riscos de eventos extremos de calor, como a onda de calor de 2021 que causou mais de 1.000 mortes em Oregon, Washington e Colúmbia Britânica, estão aumentando.

No entanto, o estudo mostra que tomar as medidas certas agora pode ajudar imensamente. A cada décimo de grau de aquecimento global que a sociedade puder evitar, mais de 100 milhões de pessoas permanecerão em um clima mais favorável. Isso pode ajudar a prevenir problemas previstos pelos autores do estudo, como o aumento do risco de doenças, agricultura e trabalho menos produtivos, e crescentes riscos de violência, instabilidade e migração em massa.

O estudo utiliza a expressão "zona climática ideal" para descrever o clima que era mais adequado para a produtividade econômica e agrícola em 1980. A maior parte das pessoas vivia em áreas com temperaturas médias anuais entre 7°C e 17°C. À medida que as temperaturas globais aumentam, áreas mais quentes próximas ao equador se tornarão menos adequadas e perigosamente quentes, enquanto algumas regiões frias se beneficiarão de temperaturas mais elevadas.

No entanto, o estudo destaca os desafios enfrentados pelas populações que estão fora dessa "zona climática". A exposição a temperaturas extremas pode resultar em aumento de morbidade, mortalidade, queda na produtividade, aprendizado prejudicado, queda na produção agrícola, aumento de conflitos, migração e disseminação de doenças infecciosas.

Para a contabilidade, a presença em regiões mais quentes é um fator de risco para os negócios, podendo afetar a geração de riqueza futura, com influencia até na continuidade. Por este motivo, levar em consideração o clima no risco de negócio é algo necessário. Resta saber como devemos fazer isto. 

Baseado aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário