A empresa de gestão de propriedades da Família Real Britânica, chamada Crown Estate, anunciou um aumento significativo de receita no último ano financeiro, chegando a £443 milhões (~$560 milhões), o que representa um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Esse crescimento está relacionado principalmente às empresas de energia renovável que pagaram à Crown Estate - que é proprietária das 12 milhas náuticas de leito marinho ao redor da Grã-Bretanha - pelos direitos de construir seis novos parques eólicos offshore capazes de fornecer energia para até 7 milhões de residências.
Desde o reinado do Rei George III, a monarquia abriu mão do controle sobre a receita da Crown Estate em favor do Tesouro. Esse arranjo aliviou a Família Real de várias responsabilidades e direitos, mas, em troca, ela recebe um pagamento anual conhecido como Sovereign Grant. Nos últimos anos, o Tesouro tem devolvido até 25% dos lucros à família real, o que poderia chegar a £111 milhões neste ano.
No entanto, apesar do aumento nas receitas, o governo anunciou que o valor do Sovereign Grant deste ano seria praticamente o mesmo, um pouco acima de £86 milhões, e que a fórmula de financiamento está sendo revisada, uma vez que a Crown Estate deve continuar se beneficiando do crescimento dos lucros com a energia eólica. Embora £86 milhões seja uma quantia significativa, os custos das reformas no Palácio de Buckingham - que está passando por uma renovação que custa cerca de £369 milhões - e os gastos com o funeral da Rainha Elizabeth II e a coroação do Rei resultaram em um gasto total de £108 milhões no ano passado, fazendo com que a Família Real precisasse retirar £21 milhões das reservas para financiar as despesas do ano real.
Fonte: Chartr
Nenhum comentário:
Postar um comentário