Páginas

03 maio 2023

FTX: soberba, incompetência e ganância

O relatório do administrador do processo de falência da FTX, uma empresa de criptomoedas, aponta que a companhia faliu devido à "soberba, incompetência e ganância" de seus fundadores. O relatório (vide aqui) afirma que os fundadores gastaram dinheiro exorbitante em atividades como aquisições de times esportivos e eventos luxuosos. Além disso, a empresa não conseguiu gerar receita suficiente para sustentar suas despesas, ou seja, não obteve lucro. Além disso, os gestores supostamente tentaram esconder informações financeiras da empresa e apresentar dados falsos aos investidores.


O relatório tem 39 páginas e foi apresentado no mês passado no tribunal de falências de Delaware. Os credores afirmaram que a empresa não tinha controles contábeis e financeiros básicos, e os gestores impediam a "dissidência". Esses mesmos gestores usavam de forma indevida os fundos da empresa e dos clientes, mentiam sobre os negócios e, finalmente, causaram o colapso do grupo.

Dos gestores, Sam Bankman-Fried (foto) declarou inocência. O julgamento deverá ocorrer em outubro. Gary Wang e Caroline Ellison estão cooperando com a justiça e se declararam culpados.

Na verdade, provavelmente a grande maioria das falências tem sua origem na soberba, incompetência e ganância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário