A IA (Inteligência Artificial) já está sendo usada na contabilidade - mais comumente pelas maiores empresas, mas também por empresas menores que adotam a tecnologia atual.
Atualmente, muitas plataformas contábeis oferecem recursos suportados pela IA para algumas das tarefas mais rotineiras envolvidas na profissão, como registrar dados sobre transações ou despesas, categorizar essas informações ou reconciliá-las em diferentes fontes.
Tecnologias como reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e aprendizado de máquina são capazes de executar essas tarefas 'aprendendo' com os dados aos quais foram expostos antes.
A IA também é adequada para analisar grandes volumes de dados para identificar padrões amplos, o que significa que pode ser usada para apoiar o lado mais estratégico do trabalho de um contador - relatando desempenho financeiro e prevendo mudanças futuras. Os contadores podem interpretar os dados relatados pela IA e usar suas descobertas para informar as decisões comerciais de seus clientes.
Na auditoria, essa capacidade de captar padrões também é útil, pois a IA pode ser usada para identificar discrepantes que precisam de mais investigação pelo auditor. O mesmo vale para verificações de combate à lavagem de dinheiro (LMA), pois o software pode destacar dados inesperados.
Nos dois casos, um especialista ainda precisa interpretar os dados - afinal, nem todas as anomalias são casos de fraude, e números incomuns podem ter uma explicação perfeitamente aceitável. Porém, ao economizar o tempo do contador vasculhando grandes quantidades de dados financeiros, a IA permite um processo mais eficiente e a oportunidade de se aprofundar nos detalhes de onde é importante.
O que vem a seguir para IA e contabilidade?
A medida que essa tecnologia se torna mais sofisticada e acessível ao longo do tempo, suas capacidades no campo da contabilidade só se tornarão mais abrangentes.
E embora não acreditemos que a IA substitua completamente a necessidade de contadores, é verdade que seus papéis precisarão mudar.
Esse é um desafio para a profissão como um todo: à medida que tarefas contábeis mais tradicionais são automatizadas, como é o contador do futuro?
Vemos o papel dos contadores no futuro sendo de importância estratégica, usando a tecnologia para aprimorar seus serviços, manter seus clientes em conformidade e traduzir idéias complexas em soluções práticas.
O relacionamento pessoal que você pode construir com um cliente não pode ser substituído por um computador. E quando se trata de encontrar nuances nos dados e entendê-las no contexto dos objetivos pessoais e comerciais de alguém, os seres humanos ainda são mais adequados à tarefa.
Fonte: aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário