Páginas

27 outubro 2022

Discrepância de rendimento entre gêneros no Airbnb

Eis um texto interessante:

Anfitriões do sexo feminino do Airbnb nos Estados Unidos ganham em média cerca de 25% menos por ano do que seus colegas do sexo masculino por seus aluguéis, de acordo com nosso novo estudo. Isso é ligeiramente superior à diferença salarial anual de gênero relatado pelo US Census Bureau e soma mais de US $ 4.000 em ganhos mais baixos por ano.

A pesquisa analisou oito mil moradias, entre diferentes cidades. Os cálculos das receitas foram realizados por estimativas, a partir do preço listado e número de ocupações por ano. Também foi levado em consideração o valor de cada propriedade.

As diferenças salariais entre gênero costumam ser explicadas pelo fato das mulheres selecionarem empregos que possuam uma jornada menor ou mais flexível, em razão das exigências domésticas. Mas estes empregos também remuneram menos. Mas este não é o caso do Airbnb. Outra pesquisa, com motoristas de Uber, indicou que os homens recebem mais e uma possível explicação seria o comportamento do motorista masculino no trânsito, que assume alternativas mais vantajosas financeiramente, mas mais arriscadas. 

Alguns estudos anteriores mostraram que as mulheres seriam mais orientadas para o relacionamento com os clientes, o que poderia gerar valores menores. Outro estudo apontou que a diferença poderia estar na negociação. 
Foto: Christine Roy

Nenhum comentário:

Postar um comentário