Páginas

23 agosto 2022

Servo do Povo


 Um professor de história começa a falar sobre a situação de seu país, sem perceber que está sendo gravado. O vídeo é colocado na rede e faz muito sucesso. Seus alunos decidem inscrevê-lo para disputar a presidência de seu país e, de forma surpreendente, ele vence as eleições. Isto tudo ocorre no início da série Servo do Povo. 

No governo, Vasiliy Petrovich Goloborodko precisa formar um gabinete confiável, lidar com o primeiro ministro não confiável e rechaçar as ambições da família, incluindo pai, mãe e irmã. O país tem uma longa tradição em corrupção, mas o presidente quer mudar isto. Goloborodko tenta convencer as pessoas a serem honestas e melhorar as finanças públicas do país. Há acertos, mas também erros. 

As três temporadas da série foram gravadas entre 2015 a 2019. A série fez muito sucesso na Ucrânia, onde Goloborodko é presidente. Tanto que o ator lançou candidato e acabou ganhando as eleições. Goloborodko é Volodymir Zelensky, o líder que está conduzindo seu país na guerra contra a Rússia. E sobram tiradas para Putin, para Rússia, para os oligarcas da Ucrânia e para os políticos. 

A série está na Netflix e cada episódio tem um pouco mais de 20 minutos. Goloborodko parece um quixote, lutando contra a corrupção. Da mesma forma de Zelensky também parece o Dom Quixote, lutando contra a potência imperial russa. 

E a contabilidade? - É interessante ver como as finanças públicas da série parece com nosso país. Há corrupção, juízes que libertam os corruptos, corruptos que mandam dinheiro para o exterior, que protegem a sua família, que ignoram o povo... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário