Páginas

14 julho 2022

Dez conselhos ruins em finanças pessoais


Gostei deste artigo, do El Blog Salmon. Fiz algumas leves adaptações. 

A maioria das pessoas não tem um euro miserável economizado, entre outras razões, porque faz as coisas ao contrário. A péssima educação financeira neste país é parcialmente responsável por isso.

De certa forma, hoje vou falar sobre ela. Eu vou analisar dez conselhos financeiros socialmente aceitos que, na minha humilde opinião, não têm pés nem cabeça.

Garanto-lhe que, se você os seguir à risca, mais cedo ou mais tarde, acabará tendo problemas financeiros.

1 "Economize 10% do seu salário."

O sistema público de pensões está matematicamente quebrado.

Você pode gostar mais ou menos, mas é um fato: sua pensão e a minha serão simbólicas, um cocô de vaca.

E não espere que alguém venha resolver o problema. O plano B subtrai votos e nenhum político ousará executá-lo.

Como problemas adicionados: todos os anos há mais e mais impostos; a expectativa de vida está aumentando; e a inflação pode ficar conosco por várias décadas.

Então eis que aparece um "ser de luz que anda nas águas" e, a partir de seu púlpito do guru financeiro, ele recomenda "economizar 10% do seu salário todos os meses.".

Apenas 10%? Está brincando? Com isso você está a caminho da ruína; as contas não batem. Você tem que se esforçar mais; você tem que economizar mais.

E se você quiser obtê-lo sem vender sua alma ao agiota, você terá que se concentrar em ganhar mais dinheiro.

Não há teto e lembre-se: ganhe o que puder agora, tente ganhar um pouco mais.

2 "Apenas sua paixão"

Para ganhar mais dinheiro, alguns decidem seguir sua paixão.

Ter paixões injeta um molho picante na vida. Todos devem ter pelo menos uma paixão.

Agora, tentar monetizar sua paixão obsessivamente até que ela se torne o epicentro financeiro de sua vida parece um erro para mim.

Quando eles lhe dizem que "estude o que você gosta" ou "trabalhe no que você ama até que seus sonhos se tornem realidade", respire fundo e engula saliva.

Se sua paixão não estiver alinhada com os interesses do mercado, você corre o risco de colocar jogar fora vários anos da sua vida.

Não persiga sua paixão, o que você precisa perseguir é dinheiro.

3 "Saia da sua zona de conforto." 

Esta pequena frase se espalhou mais rápido que a foto "de você sabe quem" do Whatsapp e causou muitos danos à cabeça.

Se você está mais ou menos bem estruturado e chegou a um ponto em que desfruta de uma boa qualidade de vida, deixar sua zona de conforto é completamente ridículo. Não faz sentido.

Meu conselho é esse tente melhorar gradualmente sua zona de conforto (que é infinitamente mais fácil do que criar uma nova zona de conforto) até transformá-la em um nirvana de conforto.

Mas, por favor, não pule de uma zona de conforto para outra zona de conforto como se estivesse com em um parquinho. Você vai ficar tonto, mais do que qualquer outra coisa.

4 "A universidade é inútil"

Não vou enganá-lo, mesmo eu (que tenho um diploma universitário e pós-graduação) cometi o erro de dizer o seguinte:

"Li inivirsidid ni sirvi piri nidi"

Você vai ver.

Hoje, as universidades se tornaram máquinas de venda automática por diplomas. Eu acho que até aqui todos concordamos.

Você insere 4 anos de sua vida e alguns milhares de euros para o slot e, em troca, obtém um papel que justifica que você sabe muito sobre o seu.

Assinado: o rei.

Mas todos sabemos que o atual modelo universitário está desatualizado e que a maioria dos diplomas é pior do que negociar com 4 telas.

Contudo, a realidade nos dá duas dicas:

A taxa de desemprego para estudantes universitários é muito menor que a taxa de desemprego para estudantes não universitários. Com poucas exceções, o salário médio dos estudantes universitários é superior ao salário médio dos estudantes não universitários. A faculdade também serve a qualquer coisa? Ao contrário da minha opinião (e talvez a sua também), em geral, a resposta é sim.

5 "Leia todos os livros que puder."

Não me interpretem mal, mas a leitura excessiva pode ser absurda.

De vários livros lidos sobre um tópico, ler um pouco mais não adiciona nada. Só levará tempo para algo muito mais importante: agir.

Pense nisso.

Certamente, em algum momento de sua vida, você ficou obcecado em ler livros sobre finanças, investimentos, negócios, estilo de vida ... Você não terminou um e já está pensando em ler o próximo.

Livro, livro, livro, livro ... E colocando no Twitter que você tem 11 livros lidos em 7 meses.

Pare, cara, pare. Você lê para aprender a investir, mas não investe? Você lê para aprender a empreender, mas não se compromete? Você lê para se tornar o proprietário do seu tempo, mas passa quatro horas por dia na frente de um livro?

Talvez você devesse leia menos e faça mais. Lembre-se: Você não aprende sexo lendo o kamasutra.

6 "Investir é para especialistas"

Este foi pressionado até mim e que, como eu estava dizendo, tenho um artigo assinado pelo rei, no qual ele diz que sei muito sobre economia.

Antes da internet, investir era difícil ou muito difícil.

Você tinha que confiar no banco ou em um consultor financeiro para o seu inimigo. E, na maioria das vezes, você não tinha absolutamente nenhuma ideia de para onde estava indo seu dinheiro.

Felizmente, para você e eu, os tempos mudaram. Hoje qualquer um pode:

Aprenda o que é necessário; invista com bom senso no Princípio de Pareto: você não precisa aprender 100%, 20% é suficiente para você. Comece a investir com bom senso. Você só precisa perder o medo. Decida fazê-lo. O mais difícil é dar o primeiro passo. 

"Investir é para especialistas" não é mais difícil, e eu vou girar com o próximo ponto.

7 "Investir é jogar"

Para ganhar 25% de rentabilidade anual, você deve apostar; para obter uma lucratividade semelhante à do mercado, você precisa investir.

Tenha cuidado, jogar (ou especular) não precisa ser ruim por si só se você o fizer conscientemente e conhecer os riscos.

Você deseja obter alta rentabilidade em pouco tempo? Então você não quer comprar um fundo indexado. Você tem que jogar e tem que apostar. Você pode fazê-lo na bolsa, no cassino, no bingo ou com cavalos. Você também pode roubar uma van.

É a sua aposta.

Isso pode dar certo ou pode dar errado. Mas não confunda jogo com investimento. São coisas diferentes. Ouso dizer que são antônimos.

8 "Cryptomonedas são o futuro"

Sobre investimentos, uma subseção.

Comprar a ideia de que as criptomoedas são o futuro e que você precisa investir nelas e pisar como se não houvesse amanhã parece um pouco imprudente para mim.

Milhares de jovens que não sabem diferenciar um blockchain de um pacote de Marlboro e falam de dinheiro fiduciário e políticas monetárias como se tivessem acabado de passar por um mestrado na Harvard Business School, quando a realidade é que eles não têm ideia.

Vamos enfrentá-lo não temos uma bola de cristal mágica. Portanto, nem você nem eu nem mais ninguém podemos ter certeza se as criptomoedas serão ou não o futuro.

Isso significa que devemos ignorá-los como se fossem uma cerveja não alcoólica? Não, isso não significa isso. Isso significa que você precisa saber como medir riscos.

9 "Boa dívida será sua alavanca."

O argumento para uma boa dívida (entendida como a ajuda para comprar ativos com os quais obter renda) tem um rastro de cadáveres por trás.

Comprar um apartamento hipotecário e alocá-lo para alugar pode ser uma boa ideia se você fizer isso com a cabeça. Os inquilinos pagarão a hipoteca e as despesas e você receberá um benefício passivo todos os meses. Em 20 anos, o apartamento será pago e quase todo o aluguel se tornará um benefício.

Um negócio infernal que o banco pagou a você.

Agora repita a operação com 5 ou 10 andares e você terá 5 ou 10 rendas passivas. Uma boa dívida fará de você um milionário. Ou talvez não.

5 ou 10 hipotecas equivale a 5 ou 10 problemas potencialmente importantes que podem literalmente falir com você.

Meu conselho? Não exagere e tenha cabeça e tenha muito cuidado com dívidas.

10 - "Trabalhe duro e fique rico"

Se você deseja criar seu próprio império a partir do zero absoluto, terá que trabalhar muito por alguns anos de sua vida. Não serei eu quem dirá o contrário. Não há truques de mágica.

Agora, transformar o trabalho duro no motor da sua vida é uma besteira que não o levará a lugar algum. Só no hospital com um ataque de ansiedade. Ou, pior ainda, com um ataque cardíaco.

E não é isso que queremos.

Se você quiser ganhar macarrão de verdade você terá que parar de trocar tempo por dinheiro Trabalhar uma hora e cobrar uma hora não fará de você um milionário. Seu tempo é limitado.

Juros compostos não se aplicam apenas a investimentos. Aplica-se a tudo na vida, incluindo a renda gerada pelo trabalho.

Até então, um grande abraço. Nudista investidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário