Translate

01 março 2022

Rússia como uma nação de ideias

Tyler Cowen, sobre a crise da Ucrânia:

Os comentaristas estão tirando lições do conflito na Ucrânia, mas estão perdendo um ponto-chave. Acima de tudo, o ataque russo e o possível desmembramento da Ucrânia refletem o poder das idéias.

Leia o inglês tradução do discurso de Putin para justificar as ações da Rússia na Ucrânia. É impressionante o quanto Putin cita a história, já nos século XVII, para justificar a incursão russa.

Uma das principais visões de Putin é que a Ucrânia não é um país legítimo por si só. Ele é claro sobre essa afirmação e sua importância: “Então, começarei com o fato de que a Ucrânia moderna foi inteiramente criada pela Rússia ou, para ser mais preciso, pela Rússia bolchevique comunista.” (...) Aqui está uma passagem típica: "A Ucrânia soviética é o resultado da política dos bolcheviques e pode ser chamada com razão de "Ucrânia de Vladimir Lenin”. Ele foi seu criador e arquiteto. Isso é total e abrangentemente corroborado por documentos de arquivo (...)

Quando você chega ao final do discurso de Putin, ele ainda está falando sobre história e recitando como a Ucrânia desperdiçou a maravilhosa herança que lhes foi deixada pela União Soviética. Além disso, a mesma Ucrânia se tornou uma ferramenta de tentativas ocidentais de perturbar a Rússia.

A obsessão por idéias e também pela história é uma tradição de longa data da liderança anterior [Lenin, Stalin...]. (...)

Então Putin dificilmente está rompendo com o molde. Também sabemos, pela documentação anterior, que Putin considerou o desmantelamento da antiga União Soviética como um grande tragédia. (...) A Rússia é uma nação de idéias, liderada por pessoas obcecadas por idéias. O resto do mundo, acima de tudo a Europa, precisará de melhores idéias.

Imagem aqui.

Uma posição corajosa e, de certo modo, contrária ao que temos lido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário