Depois de dois mandatos de cinco anos, é hora de substituir Hans Hoogervorst no comando do Iasb. O trustees da Fundação IFRS já fizeram a escolha. Trata-se de Andreas Barckow, alemão, professo de contabilidade, presidente da Accounting Standards Committee of Germany. Ao contrário de Hoogervorst, um graduado em história e ex-integrante do governo holandês, Barckow tem uma formação contábil mais sólida.
O mandato começa em julho de 2021, mas Barckow conhece as engrenagens do Iasb. Antes da notícia, ele participou do ASAF e do IFRS Advisory Council. Mas, também ao contrário do atual chefão, Barckow tem um vínculo com uma Big Four, no caso a Deloitte. Tem doutorado na universidade de Paderborn e é professor honorário no WHU Otto Beisheim School of Management.
O processo de escolha envolveu mais de 500 organizações em todo o mundo e considerou mais de 200 candidatos de 29 países diferentes.
Hoogervorst teve um mandato que incluiu um fracassado processo de tentativa de harmonização das normas contábeis. Este processo resultou na mudança das normas de seguros, instrumentos financeiros, reconhecimento de receita e leasing, além de alteração na estrutura conceitual. No entanto, a aproximação com os normatizadores dos Estados Unidos se perdeu. Além disto, o Iasb não conseguiu resolver a dependência de receita das Big Four.
Nenhum comentário:
Postar um comentário