Páginas

16 outubro 2020

Prêmio Nobel da Paz e a derrota da Contabilidade

 Se o Nobel de Economia foi relevante para a contabilidade, o Nobel da Paz é um tapa na cara da contabilidade. O 135o. prêmio da paz foi para o Programa Alimentar Mundial, da ONU, na seguinte justificativa:

Pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito

O programa é a maior agência humanitária do mundo, que fornece alimentos para 90 milhões de pessoas em 80 países. Com sede em Roma, o Programa foi criado em 1963 em caráter experimental e depois tornou uma atuação contínua. 

E a Contabilidade? - O CDEG (Center for Development Global) fez um ranking em 2018 para medir a qualidade da ajuda fornecida por diversas entidades (via aqui). A medida foi realizada tendo por base a figura abaixo:


A pesquisa mostrou que alguns países fornecem ajuda em grande quantidade, mas com baixa qualidade: Alemanha e Noruega. Outros, com baixa quantidade e qualidade (Estados Unidos e Espanha). Mas alguns países fornecem ajuda com alta qualidade, seja com baixa quantidade (Nova Zelândia) ou alta quantidade (Dinamarca). 


Mas os pesquisadores também compararam algumas agências de ajuda. Somando os países e estas agências temos 40 avaliações. Adivinhe quem ficou em ultimo lugar na listagem? O vencedor do Nobel da Paz de 2020. 

Mas este não é a única pesquisa. Em 2008, em um artigo intitulado Where Does the Money Go? Best andWorst Practices in Foreign Aid, William Easterly e Tobias Pfutze, também analisaram as ajudas internacionais. Usando uma medida por empregado, os autores encontraram um elevado overhead. O seu ranking de melhores práticas, o Programa ficou na última posição, novamente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário