Translate

01 outubro 2020

Elites que criam e elites que extraem valor

O estudo das elites é antigo na área de ciências sociais. As elites dominam a economia de um país e gerencia os seus recursos. Uma maneira mais objetiva para tratar este assunto é o Elite Quality. Baseado em um trabalho desenvolvido por professores de universidades europeias (disponível aqui), é possível determinar como as elites "moldam o desenvolvimento humano e econômico, o destino das sociedades, a riqueza das nações e sua ascensão e queda". Haveria dois tipos de elites: de alta qualidade, que possuem um modelo de negócio de Criação de Valor, pois dão mais à sociedade do que recebem, e de baixa qualidade, que fazem o oposto, ou seja, recebem mais do que dão. As elites de baixa qualidade extraem valor. 

Usando 72 índices, os pesquisadores construiram um Elite Quality Index (EQx) para 32 países. A relação dos índices inclui corrupção, participação da mulher no poder, investimentos estrangeiros no país, entre outros. O resultado mostra: o sucesso do modelo germânico (Suíça em segundo e Alemanha em terceiro), a elevada qualidade das elites anglo-saxônicas (Reino Unido e Estados Unidos em quarto e quinto) e uma China emergente (12o. lugar), o que faz com que os BRICS sejam na verdade BRIS, com países onde a elite extrai valor. 

Podemos não gostar do termo usado ("elites"), mas os autores afirmam que as elites são uma certeza (Surpresa 1), que podem ser de elevada qualidade (fato 1), que determina o desenvolvimento econômico e humano (hipótese). As elites são essenciais na coordenação da sociedade (Surpresa 2), mas podem extrair valor se forem de baixa qualidade (fato 2):

Eis um trecho sobre o Brasil (27o. em 32 países)

O Brasil fez progressos desde a restauração de sua democracia em 1985, especialmente recuperando e mantendo o controle da inflação. No entanto, no momento, a fé precisa ser restaurada no governo, com a pontuação do país abaixo da média em todas as áreas de índice. A fim de garantir um caminho de crescimento robusto de longo prazo e alcançar seus pares do BRIC, as elites devem fazer a transição para modelos de negócios de Criação de Valor, ao mesmo tempo que proporcionam condições favoráveis aos negócios e ao empreendedorismo na economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário