Translate

13 junho 2020

Preço-sombra e o processo de mensuração

Quando um bem ou um serviço não possui uma mensuração dada pelo mercado ou é difícil estabelecer um valor baseado nos benefícios gerados, uma opção é utilizar o preço-sombra. O termo é pouco conhecido dos contadores e dos avaliadores, mas a ideia é bem simples. Quando não se tem um preço de mercado, o preço-sombra fornece o quanto as pessoas estão dispostas a desistir de algo.

O cálculo do preço-sombra_sombra está sujeito a várias suposições e, por este motivo, é bastante subjetivo e impreciso. Mas permite resolver alguns dos problemas de mensuração.

Este método é usado, por exemplo, na área pública, para avaliar um preço de um projeto público que será realizado. Por exemplo, o governo decide construir uma quadra de esportes, que pode melhorar a saúde dos usuários, com efeitos no uso da saúde pública, ou reduzindo a criminalidade por criar uma alternativa de uso do tempo para os potenciais criminosos. A estimativa pode ser feita através do preço-sombra, seja perguntando qual o valor atribuído pelas pessoas para quadra de esportes, mensurando o comportamento das pessoas, entre outros métodos.

Um exemplo do preço-sombra é o cálculo do valor de um cachorro. Uma possibilidade é verificar quanto vale um animal no mercado. Ou seja, por quanto você compra um cachorro. Mas nem sempre existe um “mercado” para cães. O gasto mensal que fazemos com o animal pode ser uma aproximação do valor; afinal, as pessoas escolherem ter um animal de podem ter feito uma análise dos custos. Mas também pode-se verificar o efeito de um cão produz na saúde das pessoas, por exemplo.

Aqui uma estimativa de que um cão tem um valor de 10 mil dólares, nos Estados Unidos. Aqui o uso para medir o efeito na poluição. E aqui do ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário