10 maio 2020
Caged
Há muitos meses este blog acompanha o mercado de trabalho dos profissionais de contabilidade. A base dos dados é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Entretanto, desde dezembro de 2019 o governo optou por não divulgar mais estes dados. A alegação inicial era de que as informações fornecidas pelas empresas estavam duplicadas, sendo necessário reduzir o volume de dados entregues por parte das empresas. Segundo o governo, quatro informações (Caged, Rais, Carteira de Trabalho e livro de registros de empregados) seriam substituídos pelo e-Social.
As informações de janeiro e fevereiro não foram divulgadas em razão da atualização desta nova sistemática. Existia a promessa de que a divulgação seria regularizada. Mas desde janeiro não é possível saber nada sobre o mercado de trabalho no Brasil. E a desculpa não pode ser o Covid.
Um texto de João Saboia, para o Valor (aqui para assinantes), chama a atenção para a falta dos dados do Caged.
Tais informações são de uma riqueza impressionante, sendo divulgadas em diferentes níveis geográficos, setoriais e de tamanho de empresas. (...) Embora a inteção de fazer as mudanças para facilitar a vida das empresas possa ter sido positiva, o resultado não poderia ser pior.
Nesta crise, os dados de empregos poderiam servir de argumento para manter ou não as atividades econômicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário