No ano passado questionamos o conceito de "lucro social" usado pela Embrapa. Divulgou-se que a entidade tinha gerado um "lucro social" de 45 bilhões de reais. A notícia se repete. A empresa divulgou o Balanço Social e dentro dele o chamado "lucro social". Esta informação pode ser encontrada aqui.
Mas que diabos é o lucro social? No documento de 66 páginas temos:
impactos econômicos de 160 tecnologias e cerca de 220 cultivares incluídas no Balanço Social
Isto não ajuda muito. Como isto foi mensurado? Outro trecho:
A relação do lucro social pela Receita Operacional Líquida, em 2019, é de 12,29. Isso indica que, considerando apenas a receita da Embrapa em 2019 e o lucro social obtido, o retorno anual foi superior a 12 vezes o investimento.
Perceberam que o texto diz que "receita = investimento". Isto é muito grave. Mais um trecho:
a soma dos benefícios econômicos gerados anualmente por uma amostra de tecnologias em comparação com o orçamento anual da Empresa no mesmo período.
Veja que se o valor é comparativo, não se pode valor em unidades monetárias, mas em percentagem ou algo do gênero.Note também que os três conceitos não são similares. E a entidade não fornece pista sobre isto. O número 12 é tão absurdamente elevado que não é possível acreditar em uma entidade onde você investe $1 para obter de retorno $12 em apenas um ano. Ou será que não é isto?
P.S. A Embrapa deveria pedir desculpas por gastar tempo e dinheiro com isto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário