Páginas

27 março 2019

Redundância nas Demonstrações da Eldorado


  • A redundância é um elemento presente no processo de comunicação. 
  • A Eldorado publicou nas suas demonstrações contábeis dois textos redundantes, no relatório da administração e nas notas explicativas

Redudância, ou a repetição/excesso/prolixidade/insistência desnecessária na mesma ideia, é um elemento importante no processo de comunicação. Geralmente não gostamos de pessoas redundantes ou de uma comunicação redudante. Achamos que é perda de tempo.  Ela ajuda a resolver certos problemas de comunicação, como a falha no processo. Quando uma empresa lista seus ativos e coloca no final do balanço um valor para os mesmos e faz a mesma lista para os passivos e patrimônio líquido, somando os valores, o número é redudante, já que sabemos que ativo é igual ao passivo mais patrimônio líquido. Ou quando a empresa começa sua demonstração dos fluxos de caixa pelo método indireto informando o lucro líquido, o mesmo valor que consta na demonstração do resultado, isto também é redundância. Em resumo, a informação contábil é redudante, assim como qualquer outra forma de comunicação.

No balanço da Eldorado a questão da redundância está bastante presente. Em geral o Relatório da Administração é um espaço usado pela gestão para fazer uma descrição daquilo que julga mais relevante das informações que são apresentadas. Há gráficos, figuras, textos menos técnicos e foco positivo na empresa. Já as notas explicativas é um espaço com um estilo mais pesado, com informações mais técnicas. No caso da Eldorado, duas informações similares foram repetidas integralmente tanto no Relatório da Administração como nas Notas Explicativas.

Veja o primeiro caso, sobre o acordo de Leniência e investigação interna, que aparece no Relatório da Administração:

E agora a nota explicativa 30:

Outro exemplo é o contrato de compra e venda de ações. Segundo o Relatório da Administração:

E segundo a nota explicativa 31:
Bom, se você leu o texto até o final deve ter percebido que o mesmo é redundante (o resumo no início repete o que está sendo dito no texto; mas isto é positivo, para os leitores que só querem ter uma ideia do assunto) e as figuras "repetidas" tem o propósito de comprovar aquilo que falamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário