Páginas

01 janeiro 2019

Economistas são heróis

Via Alvin Roth, um livro alemão mostra como os economistas são heróis e fazem coisas extraordinárias:


Melissa Dell , economista de Harvard, por exemplo, usou pesquisas de rede para simular rotas de tráfico de drogas no México, dando aos investigadores as rotas de transporte mais eficazes em termos de custo para o tráfico de drogas. (...)

Um problema semelhante foi enfrentado por Eliana La Ferrara e Stefano Della Vigna com uma abordagem completamente diferente: para rastrear transportes ilegais de armas, os pesquisadores acompanharam os movimentos dos preços das ações de fabricantes de armas menores e combinaram esses dados com o curso de guerras civis em países como Angola ou Libéria. (...) Os funcionários da alfândega usaram esses dados para ajudar no embargo de armas.

Um economista-super-herói que ganhou o Prêmio Nobel por seu trabalho é Alvin Roth. Ele projetou um sistema de mercado que pode ajudar pessoas com doenças renais incuráveis ​​a obter um transplante que salva vidas. (...)


Acredito que temos histórias de contadores também. Dois exemplos conhecidos: o contador que apurou que Al Capone sonegava imposto e a apuração financeira das operações de corrupção no Brasil nos anos recentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário