Páginas

29 janeiro 2019

Café está em risco de extinção

Estudos mostram que 60% das 124 espécies de café correm o risco de serem extintas.

Os cientistas dizem que a situação é “preocupante”, uma vez que o café selvagem é crítico para a sustentabilidade global das plantações dos grãos de café. Os cientistas afirmam que uma em cinco das plantações mundiais estão em risco de extinção, e que 60% é um valor “demasiado alto”.

Aaron Davis do Jardim Botânico Real de Kew, no Reino Unido, refere que “se não fosse pelas espécies selvagens, não teríamos tanto café para beber os dias de hoje” e conclui quando diz que “se olharmos para a história do cultivo do café, nós temos usado espécies selvagens para manter as colheitas sustentáveis”.

Um estudo publicado pelo jornal “Science Advances” descobriu que as medidas de conservação foram “inadequadas” para os grãos de café selvagens, incluindo aqueles considerados críticos para a produção global. Este mesmo estudo declarou que 75 estão ameaçadas com extinção, 35 não estão ameaçadas e pouco, ou nada, se sabe com as restantes 14. E ainda descobriram que 28% destas espécies crescem fora das áreas protegidas, e apenas metade das sementes são reservadas.

Outro estudo realizado pela “Global Change Biology” destaca que o café Arabica é, oficialmente, considerado como ameaçado, quando se tem as alterações climáticas em perspetiva, e é provável que esta produção tenha uma diminuição de 50% ou mais.

2 comentários: