Com um pouco de atraso, estamos divulgando o comportamento do mercado de trabalho contábil referente ao mês de setembro. Neste mês foram contratados 9.071 e demitidos 8.768 profissionais na nossa área no Brasil. Isto representa uma criação de 303 novas vagas, reduzindo o número negativo de destruição de vagas que ocorre no nosso país desde 2015. Com efeito, de janeiro de 2014 até setembro de 2018 foram admitidos 509.867 empregados e demitidos 550.147, resultando em um saldo negativo de mais de 40 mil trabalhadores sem emprego. A diferença salarial entre os demitidos e os admitidos foi de 13,4% e o tempo médio de emprego dos demitidos foi de 35,35 meses.
Nos últimos meses, a economia parecia estar em recuperação, enquanto a crise persistia na contabilidade. Setembro parece marcar uma reversão nesta tendência. O saldo de contratação foi positivo para ambos os sexos, mas os trabalhadores com baixa instrução (até o superior incompleto) tiveram um saldo negativo. Além disto, as contratações parecem estar ocorrendo somente entre os escriturários.
O gráfico acima faz uma comparação entre o desempenho da economia como um todo (com os números divididos por 100) e o setor contábil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário