Translate

23 agosto 2018

IPO da Aramco cancelada?

Ontem a agência de notícias Reuters divulgou que a oferta pública de ações da Saudi Aramco seria cancelada. A reportagem usou como fonte pessoas próximas do governo. Um dia depois, o ministro da energia da Arábia Saudita negou o texto da Reuters

Inicialmente, a Reuters informou que a decisão de não fazer a oferta de ações da Aramco já tinha sido tomada há meses. A estratégia para divulgar esta notícia passaria, inicialmente, pelo um atraso na oferta. Posteriormente seria feito a divulgação do seu cancelamento, segundo quatro fontes do setor. Quando da divulgação da notícia, a Reuters tentou entrar em contato com pessoas da empresa e não obteve resposta.

O plano de oferta estava dentro do objetivo do governo da Arábia Saudita em fazer pesados investimentos para reduzir a dependência do país com o petróleo. Para isto, seriam necessários recursos, obtidos a partir da venda de 5% de uma empresa que era avaliada, pelo governo saudita, em 2 trilhões de dólares.

A oferta enfrenta problemas sérios, como a dúvida sobre o valor de mercado - elevado segundo vários especialistas - e questões legais. Um potencial comprador das ações, a Rússia, teve uma série de problemas no passado com o governo saudita sobre a produção de petróleo.

O potencial cancelamento talvez seja decorrente da incapacidade do governo saudita em aceitar as regras de negociação de ação, o que inclui uma avaliação independente, governança, necessidade transparência e divulgação dos números. Além disto, a prisão de diversas pessoas ricas no final de 2017 piorou este cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário