Páginas

06 abril 2018

Teste de Associação Implícita é valido?

O teste de associação implicíta (IAT) permite mensurar o preconceito inconsciente que existe em cada pessoa. A primeira vez que li sobre o assunto foi em um livro de Gladwell, em que o autor afirma ter feito o teste e apresentado ter ele um preconceito de raça. Detalhe: Gladwell é negro.

O teste é bastante controverso já que existem dúvidas sobre sua validade. E poucas pesquisas foram realizadas sobre o assunto: no Google Acadêmico apareceu menos de 200 resultados para “the implicit association test”.

Um estudo recente trabalhou os depoimentos das pessoas que fizeram o teste. Aparentemente as pessoas que tiveram um resultado ligeiramente ruim - ou preconceito implícito - apresentaram um sentimento moralmente superior.

Duas notas pessoais sobre o assunto. Primeiro, fiz o teste e o resultado foi ligeiramente racista e indiferente ao Brasil versus EUA. O teste realmente é instigante. O segundo ponto é que sugeri, no passado, para alguns orientandos montarem um IAT com o contador, para saber da existência da associação implícita com o conservadorismo. Seria o trabalho final de curso. Ninguém assumiu o risco.

Um comentário:

  1. Desconheço o teste, mas o "detalhe" de Gladwell ser negro não impede que ele tenha um preconceito de raça. Pelo contrário, entendo até mesmo que o "sucesso" de discursos preconceituosos possa ser medido pelo seu grau de aceitação por parte dos sujeitos pertencentes aos grupos discriminados.
    Quanto à sugestão não aceita pelos orientandos, acredito que a área acadêmica ainda carece de autonomia em relação à profissão contábil no Brasil. Quase ninguém se dispõe a conduzir trabalhos que possam, de alguma maneira, trazer resultados "desagradáveis", de modo geral o que se busca é "valorizar a contabilidade".

    ResponderExcluir