Translate

21 dezembro 2017

Incêndio e a responsabilidade empresarial

Há algumas semanas, um grande incêndio destruiu casas, matou 43 pessoas e atingiu parques na Califórnia. Ontem, surgiu uma notícia que o incêndio pode ter sido provocado por uma empresa, a Pacific Gas and Electric. A reação imediata do mercado: queda no preço das ações, que estariam quase 40% menor que no início do desastre.

As empresas de seguros calculam os prejuízos em 9 bilhões de dólares, por enquanto. Se ficar provado a culpa da empresa, a conta já tem um destino. Ainda ontem, a empresa fez uma reunião do Conselho de Administração e através de um comunicado suspendeu os dividendos trimestrais devido as “incertezas relacionadas às causas e passivos potenciais associados aos incêndios extraordinários de outubro de 2017 na Califórnia do Norte.” Parte da culpa da empresa pode estar nas ações preventivas não adotadas, que reduziu custos e aumentou valor para o acionista, antes dos problemas.

Aparentemente a cobertura que a empresa possui talvez não seja suficiente para cobrir os danos. Mas a Pacific é uma empresa com receitas de 17,7 bilhões de dólares e ativos de quase 70 bilhões, empregando mais de 20 mil pessoas. Ou seja, talvez tenha condições de sustentar um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário