Alguns fatos da história da contabilidade são especulações. Não temos documentos oficiais ou informações fidedignas sobre diversos pontos relevantes. Não sabemos, por exemplo, quando foi adotado o método das partidas dobradas no Brasil, apesar de já termos especulado aqui que provavelmente isto deve ter ocorrido durante a invasão holandesa no Nordeste; não sabemos quando ocorreu a primeira evidenciação contábil, mas também inferimos que pode ter sido logo após a chegada da família real; não conhecemos a primeira obra publicada, apesar já termos detalhado a vida de um dos pioneiros, Burnier.
A questão da postagem de hoje é quando surgiu o primeiro escritório de contabilidade. Não temos nenhuma certeza. A primeira notícia de algo próximo a um escritório encontramos no ano de 1857, em Pernambuco. Através de um anúncio publicado no O Liberal (14 de março de 1857, n. 1329, ano VI, p. 3), reproduzido acima (1). Christovão Guilherme Breckenfeld - cujo sobrenome estrangeiro poderia denunciar que se tratava de um imigrante ou descente de um deles, anunciava seus serviços como Agencia de Contabilidade Commercial.
Tentei fazer uma pesquisa sobre Breckenfeld e encontrei informação, nenhuma que pudesse ajudar a compreender melhor quem seria este pioneiro.
(1) Na verdade o anúncio também foi publicado em 1855 no Diário de Pernambuco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Christovão Guilherme Breckenfeld, pela data do anúncio, era meu tetravô, pelo lado materno. Sei que ele imigrou de Vila Franca de Xira, Portugal, e se casou no Recife, em 29-08-1821, com Clara Joaquina Carvalho. Tinha um estabelecimento na Praça do Diário, no Recife. Mas não tinha conhecimento de que ele era contador.
ResponderExcluirQue interessante. Naquele tempo não existia a figura do contador, mas parece que seu tetravô era bem qualificado.
ResponderExcluir