Há anos orientei uma aluna que fez uma pesquisa com futuras mães. Perguntou-se qual dos cursos listados cada entrevistado gostaria que seu filho (a) fizesse. O resultado prevalecente foi medicina, direito e outros deste tipo. Contabilidade estava, entre os dez, em último ou penúltimo, dependendo da localidade.
Uma potencial explicação para isto é o efeito da televisão. Geralmente os profissionais que aparecem nas séries são médicos e advogados, mas não contadores. A consequência é que a contabilidade talvez não seja considerada como uma profissão glamourosa.
Também já comentamos sobre o estereótipo do contador no cinema, em séries e livros, incluindo 007 ou Esquentando a Relação ou The Accountant.
Giorgio Di Pietro não pesquisou o contador, mas o efeito do reality show MasterChef sobre a escolha da opção de hotelaria e restaurante. Neste programa, o cozinheiro é mostrado de forma excitante e glamourosa. Utilizando dados em painel e controlando variáveis, o autor determinou que existe o efeito MasterChef: este programa aumentou a proporção de alunos dispostos a optar por profissões relacionadas com a culinária.
Assim, programas de televisão podem desempenhar um papel relevante na promoção de uma profissão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho besteira. A pergunta inicial deveria ser: Quantos médicos/engenheiros/advogados/contadores a mãe conhece? Um médico, por exemplo, passa uma imagem de mais bem sucedido que um contador...
ResponderExcluirA pesquisa parece interessante, professor. Se puder, poderia disponibilizá-la aqui no blog.
ResponderExcluirO link da pesquisa é o seguinte http://www.iza.org/en/webcontent/publications/papers/viewAbstract?dp_id=9804
ResponderExcluir