30 janeiro 2016
Fato da Semana
Fato: Resultado primário do governo
Data: 28 de janeiro de 2016
Fonte: Governo Federal
Precedentes:
2014 - Pela primeira vez, desde 1997, ocorreu um resultado primário negativo, um pouco abaixo de 20 bilhões. Nos anos anteriores os problemas foram encobertos por manobras (as pedaladas).
2015 - O TCU julga as contas do governo de 2014 e faz um parecer sugerindo a reprovação. Isto pressiona o governo a tentar resolver os problemas das manobras realizadas para encobrir o resultado ruim. Mas o ano de 2015 tem uma queda na receita e a falta de controle nos gastos. Aumenta o risco de mais problemas com os órgãos de controle. O executivo federal consegue uma mudança na meta no congresso.
28/01/16 - Anunciado um déficit de 115 bilhões de reais em 2015, o pior resultado desde 1997.
Notícia boa para contabilidade? A questão das pedaladas poderia ter tornado explicita com o regime de competência no setor público. Os analistas que estavam atentos a este fato já sabiam que em certo momento as receitas extraordinárias ou a postergação de pagamentos iria revelar um quadro das finanças públicas ruim. Sobra para contabilidade, já que as pessoas insistem em chamar o "jeitinho" de "manobras contábeis".
Desdobramentos - Talvez uma mudança no cenário externo possa ajudar, mas tudo leva a crer que isto não ocorrerá em 2016. Acho difícil o resultado primário tornar consistentemente positivo em 2016.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário