Fato da Semana: O Ministério do Trabalho divulgou os números desagregados do emprego de julho de 2015. Trata-se do registro das pessoas que estão no mercado de trabalho formal. A partir desta base de dados, o blog apurou o mercado de trabalho de Contadores e Auditores (inclui aqui também os técnicos em contabilidade). O número de demitidos novamente superou os contratados, fato que se repete desde fevereiro. Além disto, conforme divulgamos ontem, o salário dos homens ainda são superiores ao salário das mulheres.
Qual a relevância disto? Provavelmente teremos redução de salário. O problema é maior quando se considera que milhares de novos profissionais estão sendo formados a cada semestre, e talvez não estejam nesta estatística.
Positivo ou Negativo? Negativo.
Desdobramentos? A tendência é acompanhar o mau momento da economia. E se isto for verdadeiro, o quadro negativo deve permanecer para 2016.
Contadores são necessários para as empresas em processos de redução de custos.
ResponderExcluirVerdade Archimedes, mas como não sabemos os motivos das demissões é complicado extrapolar as conclusões. Mas certamente continuaremos na luta pela valorização da profissão e fazendo o possível para que o mercado entenda cada vez mais o papel fundamental da nossa profissão. Agradecemos a participação.
Excluir