Nos últimos anos os analistas notaram que as empresas estão deixando cada vez mais dinheiro em caixa. Os dados que iremos apresentar a seguir são de empresas dos Estados Unidos, mas os valores parecem ser válidos para outros países, incluindo o Brasil. Em 2006 as empresas daquele país detinham um caixa que correspondia a menos de 8% do ativo. Em 2014, oito anos depois, este percentual ultrapassou a 10%. Parece pouco, mas em termos de valores isto é igual a mais de 1,8 trilhões de dólar para as empresas não financeiras. Metade deste valor está em 25 empresas, sendo que a Apple tinha 178 milhões em Caixa.
Outro aspecto interessante é que uma grande parte deste dinheiro está no exterior. Veja o gráfico a seguir. Na Apple 89% do dinheiro está no estrangeiro e na Amgen este percentual é de 95%.
Qual a razão para isto? A resposta está na tributação. Se este dinheiro for transferido para os Estados Unidos, as empresas pagarão 35% de imposto. Em razão disto, algumas empresas estão tomando empréstimo para pagar dividendos, já que boa parte dos seus recursos não está na sede.
Curso de Contabilidade Básica - Editora Atlas - César Augusto Tibúrcio Silva e Fernanda Fernandes Rodrigues (prelo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário