
Os jogadores africanos na Ucrânia é o tema do sexto capítulo do livro. O ator descreve a presença de um nigeriano na cidade de Lviv. Berlusconi e o seu Milan mostram os oligarcas no futebol e sua influencia sobre o resultado. É interessante a parte onde o autor mostra como os resultados do campeonato italiano podem ser manipulados, pelo árbitro e pela imprensa, em favor de alguns grandes clubes, especialmente a Juventus.
O Barcelona, que o autor confessa ser um fã, é o tema do capítulo oito. Mas Foer não perdoa e mostra que o clube foi beneficiado pela ditadura de Franco. O clube é um dos mais odiados do mundo segundo o autor por não seguir a “cartilha” dos grandes clubes. A presença do futebol no Irã é o tema do capítulo seguinte. É interessante como o autor mostra o interesse das mulheres pelo esporte.
O capítulo final mostra o lobby existente nos Estados Unidos contra o futebol. Para Foer, a globalização implica na aceitação do esporte em muitos países, inclusive na América do Norte. Mas os tradicionalistas resistem.
Vale a pena? Se você gosta de futebol e quer entender como este esporte influencia a vida diária no mundo, o livro deve ser lido. É uma fonte de reflexão e possui algumas informações uteis. O livro ajuda muito sua leitura, apesar de desatualizado em muitos capítulos, principalmente o cinco e o oito. Se você gosta do tema globalização também é uma boa leitura.
FOER, Franklin. Como o futebol explica o mundo: um olhar inesperado sobre a globalização
Se decidir comprar o livro, sugerimos escolher um de nossos parceiros. O blog é afiliado aos seguintes programas:
Amazon Brasil
Americanas
Submarino
ShopTime
SouBarato.com.br-
Nenhum comentário:
Postar um comentário