Robert Shiller fez uma interessante análise sobre o Bitcoin para o New York Times (In Search of a Stable Electronic Currency). Inicialmente Shiller afirma que o Bitcoin foi uma típica bolha especulativa e isto ficou claro com a queda de preço da moeda. E que o Bitcoin não tem futuro em substituir a moeda como meio de troca, já que ele “não resolve nenhum problema econômico”. Ou seja, para Shiller o Bitcoin não irá substituir os bancos ou os governos, pois não existe nenhuma necessidade para isto.
Shiller está mais interessado no surgimento de uma moeda que possa servir de unidade de medida. O economista volta sua atenção para o Chile, onde existe a Unidade de Fomento (UF) desde 1967. Eis um trecho do texto:
No Chile, um proprietário pode facilmente definir a renda mensal [de aluguel] para o inquilino em UFs e depois nunca mais ter que mudá-lo, reduzindo a possibilidade de erros, atrasos e mal-entendidos.
Ou seja, a unidade de fomento parece muito com a antiga ORTN, ou UFIR, ou UMC ou diversas outras moedas conversíveis que tivemos no Brasil entre os anos 60 e 90. Em lugar de ser uma unidade de medida, estas moedas indexaram toda economia. E foram manipuladas.
Péssima ideia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário