Translate

08 março 2014

Fato da Semana

Fato da Semana: Europa avança na regulação contábil

Qual a relevância disto? A Europa geralmente é considerada uma região com múltiplas identidades culturais, políticas e econômicas (contábeis também). Assim, em geral quando discutimos contabilidade no mundo temos pouca consideração pela Comunidade Europeia. Entretanto, o papel deste grupo de países tem sido cada vez mais relevante para a contabilidade. E isto talvez tenha iniciado com a aprovação das IFRS por parte da Europa, que impulsionou seu uso para muitos outros países.

Nos últimos anos a Europa tem sido o local de interessantes discussões contábeis. Recentemente, para citar somente dois acontecimentos, tivemos a questão da prudência na estrutura conceitual e o rodízio das empresas de auditoria. Nesta semana a Europa esteve presente com a notícia que aumentará o número de informações solicitadas às grandes empresas e a auditoria que será realizada em algumas das grandes instituições financeiras.

Positivo ou negativo? É sempre interessante ter um contraponto nas discussões. Neste sentido, os posicionamentos da Comunidade Europeia na regulação contábil podem fazer face à hegemonia do Tio Sam. Assim, no longo prazo, quanto mais discussão melhor. Positivo.

Desdobramentos – Este grupo de países ainda pode ajudar bastante a contabilidade mundial. Seu posicionamento quanto a diferentes questões pode influenciar medidas em outros países, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário