Os Estados Unidos sempre foram um país zeloso das finanças internacionais. Várias vezes estavam ensinando como gerenciar a parte financeira, incluindo uma cartilha para corte de gastos públicos e privatização.
Agora o 51º. estado daquele país pode estar numa situação financeira ruim. O atual Estado Livre Associado de Porto Rico, que recentemente aprovou um referendo para fazer parte integral do território dos Estados Unidos, está numa situação financeira ruim. Pior que da Argentina.
Eis os indicadores : desde 2007 o crescimento do PIB é negativo (exceto em 2012, onde a taxa foi um pouco acima de 0%); a dívida pública está acima de 60 bilhões de dólares em 2013 (versus 40 bilhões em 2007); nos últimos anos o orçamento sempre foi deficitário, fazendo com que a relação entre dívida pública e PIB aumentasse de 75%, em 2007, para 100%, em 2012; e redução da população de trabalhadores.
Um remédio tradicional para crise, a desvalorização da moeda, não pode ser usada já que Porto Rico trabalha com o dólar dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário