10. Você ignora desgaste em sua casa
Quando você possui uma casa, parece que os reparos e melhorias nunca param. Só que pode ser que você não tenha feito os mais importantes. Se você ainda tem correntes de ar fluindo através da casa, provavelmente está perdendo muito dinheiro em custos com aquecimento e arrefecimento, e pode até ter alguns danos causados pela água de vazamentos ao redor da fundação. Há também os vazamentos de água, as torneiras mal calibradas que ficam pingando e pingando e pingando.
Fica a dica daquele "marido de aluguel" ou algoparecido. Um faz tudo que conserta as coisas em casa. Já vi outros nomes similares, mas não consigo me lembrar agora. É melhor isso a ficar postergando e pagar a conta mensal daquele desperdício.
9. Você não está maximizando suas recompensas do cartão de crédito
Nós pagamos por mais e mais coisas com cartão de crédito nos dias de hoje, então por que não obter a quantidade máxima de dinheiro de volta? Muitos cartões vêm com um bom conjunto de recompensas e prêmios, especialmente se você tem algo específico com que deseja gastá-los (como viagens – as milhas dos cartões de crédito podem ser excelentes). Pesquise para encontrar o cartão certo para você. Às vezes vale mais a pena pagar com o cartão de crédito do que com o de débito por causa dessa pontuação. Caso você não seja bom em poupar e utilizar o cartão de débito é uma forma de controle, continue com ela.
Eu não quero fazer propaganda, mas vou fazer - sem receber a devida remuneração. Por exemplo, compro muito na cultura. Como quando vou viajar sempre encontro tarifas promocionais (acho que por me programar cedo), prefiro transferir meus pontos Multiplus para a Livraria Cultura. Você pode utilizar as suas milhagens da TAM, os pontos de fidelidade do seu cartão. É lindo! *.*
8. Você tem dinheiro para receber
Bilhões de reais não reclamados em dívida para com o público senta-se no governo por muitos anos enquanto o proprietário deixa passar o direito de reivindicá-lo. Você já ouviu falar disso? Se não, não é surpreendente, pois estima-se que 9 em cada 10 famílias nunca vão atrás de dinheiro que pertence a elas (por exemplo, um título de capitalização). Órgãos e instrumentos do governo podem te ajudar a descobrir coisas que estão no seu nome, e você nem sabia.
7. Você joga comida fora
É difícil julgar exatamente a quantidade de comida que você vai precisar na próxima semana ou mês, mas quando os alimentos estragam, isso é dinheiro que vai pelo ralo. Planejar suas refeições ajuda bastante, bem como saber como armazenar corretamente os alimentos.
6. Você gasta com coisas que não precisa no smartphone
A maioria das pessoas compra um plano de dados sem nem saber a quantidade de dados que realmente usa. Confira exatamente do que precisa antes de adquirir algum pacote, além de verificar se você não está desperdiçando nada que lhe é de direito.
5. Você parcela demais
Financiamento e parcelamento podem ser bons aliados quando você realmente precisa de algo, mas não tem todo o dinheiro para pagar de uma vez. No entanto, a “cultura do parcelamento” enche as pessoas de dívidas, e elas raramente têm dinheiro para comprar as coisas à vista, com um bom desconto. Como resultado, estão sempre pagando mais caro no que compram. Pior – muitas vezes, a ilusão de dividir o preço total em diversos “pequenos preços” faz as pessoas pensarem que podem comprar algo que não podem, ou que nem precisam.
Claro. Se você tem intuição e educação financeira, vale a pena dividir caso seja realmente sem juros. (Isso porque, lembre-se sempre: vez ou outra se pedirmos desconto a vista, o recebemos).
4. Você não negocia
Quase ninguém gosta de negociar, mas, com preparação, você pode tornar todo o processo muito mais fácil e obter um negócio muito melhor. Pesquisadores descobriram que novos contratados perdem em média US$ 500.000 (cerca R$ 1 milhão) em longo prazo, apenas por não negociar seu salário nesse primeiro emprego. Há uma série de métodos de negociação que funcionam bem em diferentes situações, incluindo para pedir aumento de salário.
Se você se sentir acanhado ao pechinchar, tente se lembrar disso: em alguns países não negociar é uma ofensa ao comerciante. Isso porque se você aceitou o primeiro preço significa que ele poderia ter cobrado mais. Interessante, não?
3. Você cai em mitos tecnológicos
As empresas de tecnologia tentam espremer de você o máximo possível na hora das compras. Quem nunca saiu para adquirir um produto, e acabou voltando com um “melhor”, “mais novo” e mais caro? Ou com uma garantia estendida? Essas táticas de vendas conduzem a alguns mitos, como o fato de que os novos produtos são de alguma forma melhor do que produtos recondicionados ou que cabos caros deixarão a imagem da TV melhor. Economize pesquisando antes de ir para a loja.
Aproveito para incluir aqui as promoções
2. Você paga muito por suas contas mensais
Muitas vezes, é possível obter descontos em contas com apenas alguns telefonemas (por exemplo, na sua TV à cabo). Geralmente, tudo que você precisa fazer é pedir. (As vezes com muito afinco e determinação). Certifique-se de ligar de volta regularmente para manter os descontos.
1. Você tentar poupar dinheiro em exagero
É isso mesmo: às vezes, tentar economizar dinheiro pode levá-lo a um poço de desperdício. Por exemplo, algumas pessoas evitam exames regulares com o médico ou dentista, mas depois acabam pagando muito mais por todas as coisas negligenciadas. Ou talvez você faz seus próprios impostos e perde grandes deduções. Isso não quer dizer poupar dinheiro é uma coisa ruim, apenas que é importante prestar atenção para não atirar no próprio pé com uma má estratégia para economizar.
Temos que admitir que para tudo há exceção. Essas são regras gerais que podem se transformar em dicas e tornar 2014 um ano mais próspero.
Adaptado daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário