Páginas

23 março 2013

Fato da Semana

Fato: A constituição do IASB Advisory Forum

Qual a relevância disto? Quando anunciou a criação do fórum, o Iasb ameaçou deixar de fora os representantes dos países que não tinham adotado as normas internacionais de contabilidade (IFRS). Isto excluiria os Estados Unidos. O anúncio de terça feira mostra que a ameaça do Iasb não ficou só na ameaça. Apesar de ter permitido a participação do maior mercado de capitais, seu peso foi muito reduzido. Enquanto que nos órgãos colegiados do Iasb o país da América do Norte possui vários representantes, no Forum somente o Fasb será o representante, para um total de 12 membros. A China (considerando também Hong Kong) estará presente com dois membros, apesar da baixa qualidade da sua contabilidade. A Europa, que apoiou desde o início do Iasb, participará com quatro membros (Alemanha, Espanha, Reino Unido e Europa).

O Brasil será o representante da América do Sul Latina, através do CPC. É o mínimo, levando-se em consideração que o nosso dinheiro está sendo doado, através do CFC, para o Iasb, enquanto outros países não aportam nenhum recurso financeiro na Fundação.

Positivo ou Negativo? – Para o Brasil, participar do Fórum é positivo. Mas os critérios que nortearam as escolhas não ficaram claros. É importante esperar para tentar entender o papel do Fórum na rotina do Iasb.

Desdobramentos – O CPC deverá anunciar num futuro próximo o nome do representante brasileiro da América Latina. Para os EUA resta saber se a redução no poder de barganha no Iasb terá algum tipo de efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário