Amo Brasília. Então parece não ter como não gostar da obra de Oscar Niemeyer, que faleceu ontem. Adoro ver a Catedral, o Teatro Nacional, os Ministérios.
Não entendo de arquitetura, mas em 2008 postamos sobre um trabalho acadêmico sobre os mais importantes arquitetos do mundo:
David Galenson faz pesquisas com artes (música, pintura e agora arquitetura). Apesar de questionável, em The Greatest Architects of the 20th Century, ele aponta Le Corbusier como o maior arquiteto do século, seguido por Frank Wright e Ludwig Mies van der Robe. Frank Gehry e Renzo Piano são os maiores ainda vivos.
Apesar de questionável a metodologia de seleção dos arquitetos, o resultado indica que Oscar Niemeyer não está na lista final. Morando numa cidade onde a presença da arquitetura é enorme, a ausência de Niemeyer deixa-me surpreso. Qual a razão? O fato dele ser um discípulo de Corbusier, não um pioneiro? A sua associação com regimes totalitários? Ou ser um arquiteto do terceiro mundo? Ou a dificuldade de adaptação do ser humano que usa seus prédios (quem trabalha num prédio projetado por ele sabe como isso é um problema)? Ou talvez a falha da metodologia?
05 dezembro 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário