Enfim... recebi um e-mail de um leitor que me fez rir um bocado. Agradeço a contribuição e divido o momento "paciência zero" com vocês:
Pérola 1:
"MECANISMO DE DÉBITO E CRÉDITO
Como podemos notar, os fatos contábeis provocam aumentos e diminuições nos componentes patrimoniais. Para melhor entender esse mecanismo, vamos retornar à equação contábil: ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Ora, se sempre haverá igualdade entre o Ativo e o Passivo + Patrimônio Líquido, podemos também afirmar matematicamente que
ATIVO - (PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO) = ZERO.
Ou seja: ATIVO - PASSIVO - PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ZERO.
Isso nos leva a concluir que o Ativo é o lado dos componentes positivos do patrimônio e o Passivo e Patrimônio Líquido, o lado dos componentes negativos.
[Comentário crítico: Se eu inverter a lógica matemática do amigo, e colocar que Passivo + Pl - Ativo é igual a zero, eu desconstruo o raciocínio do rapaz, né não!?]
Vejamos o exemplo a seguir: (desenho de um balanço patrimonial simples, com caixa e contas a pagar e capital). Sendo o ativo o lado positivo do patrimônio, as suas contas são positivas, isto é, os seus saldos são sempre positivos (denominados devedores). [Comentário crítico: Pronto, deu o nó geral na cabeça dos coleguinhas...] As contas do Passivo e Patrimônio Líquido, por sua vez, são negativas, isto é, seus saldos são sempre negativos (credores)."
Pérola 2:
"Lembre-se: Toda vez que tiver uma despesa, debitar a conta, toda vez que tiver uma receita, creditar a conta!"
[Comentário crítico: Tá, mas e o coleguinha que ler isso e pegar a conta "Despesa de assinatura paga antecipadamente"... ou "Receita antecipada de serviços"?????]
Ordem do dia: Tomem cuidado com os livros que utilizam! E senso crítico é um "must have".
Professora, isso é legal mas inicialmente eu não teria esse discernimento. Espero que os meus professores tenham e saibam escolher bons livros e textos. Obrigada por abrir os nosso olhos e dos nossos professores.
ResponderExcluireu também fazia confusão com a natureza e funcionamento das contas quando iniciei a faculdade de contabilidade. Agora dá pra rir com essa!
ResponderExcluir