Páginas

16 fevereiro 2012

O que é Expectation Gap?

Este termo é usado na contabilidade para indicar a diferença de expectativa entre o que o público espera dos auditores e o que os auditores teriam obrigação de fazer.

O conceito de expectation gap tem sido usado principalmente pelos auditores, e mais especialmente pelas maiores empresas do setor, para se defender de escândalos contábeis.

Nos primórdios da profissão, no final do século XIX, os auditores eram contratados para garantir a inexistência de fraude. Entretanto, o desenvolvimento dos negócios e o aumento da complexidade dos registros contábeis tornaram mais difíceis esta garantia. Mas o desenvolvimento do mercado acionário criou, nos acionistas, a expectativa de que o parecer dos auditores representasse uma comprovação da qualidade das demonstrações contábeis.

Esta diferença entre o que é oferecido pela auditoria e o que se espera resulta, portanto, no expectation gap. Diversas pesquisas já mostraram a existência deste problema. Mas o termo foi criado, provavelmente, em 1974. Nas pesquisas acadêmicos, o assunto despertou interesse somente na década de noventa.

Para ler mais:
Catanach, Anthony; Ketz; J. THE AUDITOR’S EXPECTATIONS GAP…NOT AGAIN! EXCUSES, EXCUSES, EXCUSES!

Liggio, C. D. (1974). The expectation gap: The accountant’s legal waterloo.
Journal of Contemporary Business, 3(3): 27-44.

Marc J. Epstein, Marshall A. Geiger. Investor Views of Audit Assurance: Recent Evidence of the Expectation Gap. Journal of Accountancy, Vol. 177, 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário