A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou hoje dez dos onze acusados de uso de informação privilegiada em operações com ações da Sadia em 2008, com aplicação de multas somando quase R$ 5 milhões. As transações precederam a divulgação do fato relevante em que a companhia admitia perdas milionárias em arriscadas apostas com derivativos cambiais, em 2008.
Foram acusadas 11 pessoas, alguns ex-administradores da Sadia e pessoas ligadas a eles, muitos moradores da cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Eles foram investigados de operarem no mercado de posse de informação privilegiada, um crime contra o mercado de capitais. A suspeita era que estas pessoas sabiam do rombo que estava por vir e foram ao mercado para se beneficiar da informação.
A maioria das multas aplicadas equivale a duas vezes o prejuízo que os investidores conseguiram evitar com as operações.
(Continue lendo aqui)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande passo! Ótimo exemplo! Apesar da condenação ter sido bem inferior aos prejuízos que os investidores evitaram, como é dito no texto, é um grande passo para a construção da seriedade e consolidação do mercado financeiro no Brasil. Creio que com medidas assim começamos a construir um mercado financeiro mais sólido e com maior credibilidade.
ResponderExcluirQue sirva de exemplo e seja apenas a primeira de muitas que possam vir a ser necessárias.
Guilherme Assunção Fagundes - 08/30631 - aluno da disciplina Governanças Corporativas - Profª Isabel