As aglomerações urbanas e industriais apresentam, de modo geral, uma série de vantagens que atraem novos investimentos empresariais. Elas representam amplos mercados consumidores e oferecem mão-de-obra abundante e qualificada. A base indsutrial instalada em uma determinada região e um diversificado setor comercial oferecem bens e serviços que são demandandos pelas novas empresas. Esse conjunto de vantagens constitui a chamada "economia de algomeração", que explica a expansão das aglomerações urbanas e industriais.
Contudo, a partir de um certo ponto, essas alogmerações passam a aprsentar desvantagens que, do ponto de vista de diversas indústrias, superam as vantagens. Aumentam os custos dos imóveis, a força dos sindicatos gera elevação dos salários, o congestionamento de tráfego amplia os custos dos deslocamentos, as regulamentações municipais geram despesas maiores etc. Essas "deseconomias de aglomeração" ajudam a explicar a chamada " fuga de indústrias" que ocorre em metrópoles de diversos lugares do mundo [1].
Fonte: Demétrio Magnnoli e Regina Araújo. Geografia: a construção do mundo, página 425.
[1] Com o intuito de recuperar a competividade das indústrias, no anos 70, o governo japonês incentivou a descentralização das indústrias para o interior do país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu queria somente saber o que é deseconomia de aglomeração?
ResponderExcluirLeia o texto por completo que você vai entender!
ExcluirAnônimo, o fenômeno da deseconomia de aglomeração transfere atividades econômicas (principalmente a indústria) para regiões menos concorridas. Assim, há favorecendo do crescimento de locais que não são aglomerações urbanas e industriais.
ResponderExcluirIsabel Sales sua linda, obrigado tbm!!!
ExcluirIsabel, agradeço imenso teres esclarecido a minha duvida, visto que confundia isto,uma vez mais obrigado!
ResponderExcluirSou o unico daqui que procura apenas a definição "eseconomia de aglomeração" , Já procurei em imensas fontes, mas nenhuma me explica clara e pequena... GOD!
ResponderExcluirAnônimo, isso foi uma pergunta? Não sei se você é o único que procura uma definição simples, mas em resposta a comentário anterior acredito já ter feito isso. Nesta postagem estamos falando sobre um livro e aconselhamos a leitura para que você realmente entenda o assunto, ao invés de procurar meia dúzia de palavras (que já utilizei em comentário anterior) para explicar um fenômeno complexo. Se ao invés de escrever God a sua intenção foi escrever Good e elogiar a publicação, agradecemos o comentário. Caso a intenção era realmente escrever God e reclamar, também agradecemos o comentário e espero que a minha resposta te ajude de alguma forma.
ExcluirSe ainda assim você não quiser ler o livro, há uma entrada da wikipédia sobre "nova geografia econômica". Lá é explicado o que é economia da aglomeração. Para deseconomia, basta 'virar' o conceito.
Grato, foi de alguma ajuda.
ResponderExcluir