Translate

16 setembro 2011

UBS 2

O maior banco da Suíça alertou que as operações podem causar um prejuízo líquido no resultado financeiro do terceiro trimestre. Por causa da fraude, no início da tarde desta quinta-feira as ações do UBS caíam 8,7%, para 9,98 francos suíços, na bolsa de valores de Zurique.


O órgão fiscalizador de bancos na Suíça, o Finma, disse que estava em contato com a UBS sobre o rombo, só descoberto na quarta-feira. "Pela escala do prejuízo desse caso, podemos ter certeza que é o maior que já vimos para um banco suíço", disse o porta-voz da Finma, Tobias Lux, à Associated Press.


O UBS forneceu poucos detalhes sobre o caso, dizendo que ainda estava sob investigação e que não houve dinheiro de clientes envolvido. As transações não autorizadas podem custar ao UBS quase tanto quanto os 2 bilhões de francos suíços (US$ 2,28 bilhões) que o banco deve economizar ao eliminar 3.500 postos de trabalho nos próximos dois anos.


A fraude surge no momento em que o UBS luta para recuperar sua reputação após pesadas perdas no mercado de títulos hipotecários de alto risco (subprime) durante a crise financeira de 2008. Na ocasião, o governo suíço deu ajuda financeira ao banco. Outro dano do qual a instituição financeira ainda tenta se recuperar foi a embaraçosa investigação nos Estados Unidos por evasão fiscal.

Banco UBS tem prejuízo de US$ 2 bilhões em transações e polícia prende operador como responsável - O Globo - 16 set 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário