Páginas

03 julho 2009

Perguntas e respostas

Um contador de Sorocaba faz uma série de questionamentos sobre a IFRS:

Existe alguma maneira de desconsiderar o processo de convergência da contabilidade brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade?
Acredito ser difícil simplesmente ignorar o processo de convergência. Aparentemente é inevitável, apesar dos problemas existentes. Existe uma área duvidosa quanto a sua aplicação: incluirá ou não as empresas de pequeno e médio porte? Parece que com o passar do tempo deverá incluir.

Se desconsiderarmos todo esses processo de convergência, qual modelo deve ser aplicado?
O modelo seria o existente no Brasil, mais legislação fiscal.

Existe algum estudo que demonstre as imperfeições das IFRS e apresente soluções alternativas?

Diversos estudos têm questionado isto. Tenho, sempre que possível, postado no blog os dois lados da questão. E pretendo fazer um texto com estes aspectos.

Todo esses processo de convergência no Brasil é reversível?
Acredito que o processo será irreversível, dentro das condições atuais econômicas

Se, a grande maioria dos contadores de nosso país, está despreparada para assimilar as IFRS, estariam preparados para desenvolver uma contabilidade que realmente levasse em consideração os alicerces na verdadeira ciência contábil?
Esta é uma pergunta difícil. Acho que a grande maioria está despreparada para a contabilidade societária. Particularmente não gosto do termo "verdadeira ciência contábil", pois sendo uma ciência social poderemos dizer que realmente existe uma "verdade absoluta"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário