Translate

07 julho 2009

Limpeza dos balanços

Bancos ainda não concluíram a limpeza de balanços, alerta FMI

Para diretor-gerente da instituição, recuperação econômica não virá até que esse processo seja concluído

Nathália Ferreira, da Agência Estado

GENEBRA - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, afirmou nesta segunda-feira, 6, que os bancos ainda têm trabalho a fazer na limpeza de seus balanços financeiros e que a recuperação econômica não virá até que esse processo seja concluído. "Você nunca se recupera até que tenha limpado o balanço dos bancos, e isso não foi completamente feito", disse, em conferência na Organização Mundial do Comércio, segundo a agência Dow Jones.

Strauss-Kahn apontou que os bancos centrais agiram de forma decisiva para mitigar a crise financeira, e que os governos responderam ao pedido do FMI para que 2% do Produto Interno Bruto fossem gastos em estímulo global para reviver a economia.

Contudo, ele observou que ainda há um ponto que falta para a recuperação - os esforços dos bancos para limpar os balanços. "Muito foi feito, mas ainda há muito a fazer. Dependendo da velocidade da limpeza dos balanços dos bancos, a recuperação virá mais cedo ou um pouco mais tarde", acrescentou.


Grifo meu. Da forma como isto tem sido feito - alterando as regras contábeis - o termo "limpeza" no texto ficou estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário