Os executivos de Wall Street e os lobistas dizem que sabem o que ajudou a empurrar as maiores instituições financeiras do país para o precipício nos últimos meses. O culpado, dizem, é a contabilidade.
Os bancos (...) esperam persuadir legisladores e reguladores de valores mobiliários em suspender temporariamente ou reverter uma medida contábil que entrou em vigor no ano passado quando a crise de crédito surgiu.
A causa está uma disposição que obriga as empresas a divulgarem mais informações sobre o valor das seus ativos, incluindo o quanto eles poderiam obter no mercado. A norma contabil, conhecida como valor justo ou marcação a mercado, tem sido citada como um fator contribuinte nas quebras de American International Group, Freddie Mac e Lehman Brothers.
Há apenas um problema, de acordo com os reguladores e analistas contábeis: A norma não impõe novas regras para as empresas, mas apenas mostra as apostas vagabundas de hipotecas, tornando-a um bode expiatório conveniente (...).
Carrie Johnson, Wall St. Points to Disclosure As Issue; Accounting Rule Cited in Turmoil, Washington Post Staff Writer, 23/9/2008, D01
Aqui o texto completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário