Translate

06 setembro 2007

A Convergência seria possível?

Uma das vantagens das normas internacionais seria a possibilidade de comparar balanços de diversas empresas de diversos países. Mas será que o caminho adotado pelo Iasb torna isto possível? Esta é uma questão importante pois uma resposta negativa coloca em dúvida o esforço que está sendo realizado até o momento pelos órgãos nacionais encarregados de fazer esta convergência.

Um estudo da Moody´s sobre este assunto (Comparability of EU automakers hit by different accounting practices - Moody's, AFX International Focus, 05/09/07) entre diferentes fabricantes de automóveis que adotaram as regras do International Financial Reporting Standards mostrou diferenças na contabilidade que pode afetar medidados como o EBITDA, o passivo e o valor das pensões.

Apesar da amostra ser reduzida, sete empresas somente (Bayerische Motoren Werke AG, DaimlerChrysler AG, Fiat SpA, Peugeot SA, Renault SA, Volkswagen AG e AB Volvo) e referente a somente um ano (2006) os resultados podem ser um alerta para os reguladores. Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário