Qual o impacto do risco Brasil no processo de avaliação de empresas? O risco Brasil interfere negativamente pois imagina-se que fazer negócios no nosso país não é tão seguro quanto num país desenvolvido.
O risco Brasil é considerado na taxa de desconto e temos três formas de cálculo
1 - Utilizando uma taxa de desconto como se a empresa estivesse operando num país desenvolvido e acrescentando, ao final, a diferença de risco em termos percentuais. Neste caso o título sem risco é o do governo norte-americano e o beta é o da empresa no mercado local;
2 - Utilizando uma taxa de desconto como se a empresa estivesse operando num país desenvolvido, mas utilizando o beta da empresa na bolsa norte-americana. Neste caso utiliza o título sem risco do governo norte-americano e o risco estaria no beta;
3 - Utilizando o título sem risco do Brasil (CDI, por exemplo) e o beta da empresa no mercado acionário brasileiro. Neste caso não é necessário nenhum acréscimo adicional.
Em todos os casos, o reflexo do risco Brasil está numa taxa de desconto maior para nossas empresas, o que reduz o valor.
Qualquer notícia de redução do risco Brasil significa que nossas empresas passam a ter uma valor maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário