A resposta para esta pergunta é difícil, mas arrisco aqui a uma resposta. Foi os holandeses que tiveram o privilégio de usar primeiro em nosso solo o método divulgado por Luca Pacioli. Segundo já sabemos, Pacioli publicou em 1494 o livro Summa, com um capítulo sobre contabilidade. O método foi divulgado entre os diversos países no século XVI, incluindo a Holanda. Neste país, o principal entusiasta foi Simon Stevin (foto) (1548 – 1620), um grande cientista, comerciante e amigo do príncipe Maurício de Nassau. Stevin ficou muito conhecido por estudar a estática e hidrostática, introduziu o empregou de frações decimais, aceitou os números negativos e propôs o sistema decimal.
Stevin também fez grandes contribuições à contabilidade. Além de divulgar o método das partidas dobradas por meio de um livro em formato de perguntas e respostas, ele incentivou o uso desse método na contabilidade pública, sendo o autor do primeiro tratado sobre o tema. Segundo Gleeson-White (Double-Entry, 2011), por sugestão de Stevin, o príncipe Maurício de Nassau implementou o método na administração de cada governo local dos territórios sob seu controle.
Para quem conhece a história do Brasil, é sabido que Nassau administrou o território nordestino durante alguns anos no século XVII. No entanto, com a derrota e expulsão dos holandeses do Brasil, essa herança contábil se perdeu ao longo do tempo.
Revisem o português das postagens. Especialmente esta e as relacionadas à história da contabilidade. Os erros diminuem a credibilidade e o engajamento dos leitores. Fiquem atentos.
ResponderExcluir